O Teu Guia de Cuidado da Pele

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Alimenta a Tua Pele

Imagem de uma banana

A pele boa alimenta-se de coisas saudáveis.

Está tudo claro. O chocolate e o café não te podem causar acne, mas a pele saudável resulta sempre da combinação dos tratamentos da pele e, sim, de uma boa alimentação. Inclui alimentos ricos em vitaminas no teu menú e bebe muita água. É a receita para uma pele realmente saudável.

TRAZ A ÁGUA – A regra de 8 a 10 copos por dia aplica-se, por isso bebe. A água transporta os nutrientes por todo o corpo enquanto elimina as toxinas.

ASSEGURA OS TEUS ÁCIDOS GORDOS ESSENCIAIS – Não te assustes com o nome. Os ácidos gordos ómega-3 e ómega-6, hidratam a pele, ajudando-a a ficar firme e macia. Estas gorduras são essenciais porque têm que vir da comida - os nossos corpos não conseguem produzi-las. As fontes incluem o salmão, o óleo de girassol, o azeite, as sementes e as nozes.

SÊ PRÓ-ANTIOXIDANTES – As vitaminas antioxidantes e os suplementos podem neutralizar os danos da pele, ajudando a reduzir alguns dos efeitos da exposição solar e da poluição ambiental. Não saias de casa sem elas.

COME COISAS BOAS – Vitamina A: Ajuda a manter as células intactas e em desenvolvimento. Pode também reduzir a produção de sebo, o qual pode obstruir os poros e causar borbulhas. Pode ser encontrada na polpa amarela e laranja, na batata doce, melão, laranjas, uvas, papaia, cenouras, espinafres, couve, fígado e óleo de fígado de bacalhau.

Vitamina C: Pode ajudar o corpo a produzir e a manter cologénio saudável - a cola que mantém as células juntas. Pode ser encontrado nos citrinos, acerola, cerejas, pimentas verdes e vermelhas, bróculos e pés de feijão.

Zinco: Trabalha com a vitamina C para produzir cologénio, o qual é essencial para uma pele com aspecto saudável. Também apoia as acções da vitamina A de reconstrução dos tecidos, a qual mantém saudáveis as células da pele. O Zinco pode ser encontrado nas nozes, sementes de abóbora, farinha de trigo, farinha de centeio, farinha de aveia, ostras e carne vermelha.

Vitamina E: Ajuda o corpo a manter-se hidratado e pode prevenir danos provocados pelo sol. A Vitamina E protege as células, evitando a degeneração dos tecidos e o envelhecimento precoce da pele. A Vitamina E é frequentemente usada para cicatrização e para curar áreas excessivamente secas da pele. As fontes incluem muitas nozes e sementes.

Selénio: Pode reduzir o risco de cancro da pele resultante da exposição solar excessiva. Pode ser encontrado no alho, cebolas, gérmen de trigo e nozes do Brasil.

Vitaminas do complexo B: Essenciais para uma pele saudável em inúmeras formas. As vitaminas do complexo B ajudam a curar pele seca ou irritada, erupções cutâneas ou até aquelas fendas nos cantos da boca. A deficiência de vitamina AB pode resultar em todos os tipos de problemas de pele e até em queda de cabelo. Podem ser encontradas nas fibras dos cereais, nozes, leite, ovos, carnes, peixe, frutas e vegetais verdes com folhas

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